PREMIAÇÃO - 2008


Sorocabanos foram destaque no 12ª Edição do Concurso Novos Talentos, promovido pela Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) em parceria com a Revista Viver Bem e dirigido a estudantes de Design de Interiores e Arquitetura. Os alunos de Sorocaba que foram premiados são estudantes do curso de Design de Interiores da ETEC Fernando Prestes. Cerca de 170 alunos, divididos entre 23 escolas reconhecidas pela ABD, participaram do concurso.
Silvia,Aline,Pissinato,Renan,Rosangela e Patrícia





O concurso tinha duas categorias, Novos Clientes e Inovação.

 O aluno Everton Nascimento foi premiado com a terceira colocação na primeira destas categorias, enquanto que os outros cinco alunos orientados pelo Prof. Alfredo Pissinato Jr - Renan Pinotti, Patrícia Muniz, Rosangela Souza e Sílvia Helaehil conquistaram, respectivamente, o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares na categoria Inovação. A aluna Aline Jéssica Fernandes recebeu Menção Honrosa nesta mesma categoria.




Os alunos que concorreram à categoria Novos Clientes planejaram uma cozinha em área de 20 metros quadrados de uma casa cujo morador é um gourmet que recebe amigos em encontros regulares, quando a cozinha torna-se o ambiente ideal para o entrosamento de todos. Para a categoria Inovação, foram desenvolvidos equipamentos e concebidos novos sistemas ou espaços com a finalidade de promover o encontro do homem com o prazer em contraposição ao estado de estresse causado pela vida cotidiana.

2° LUGAR- Renan Pinotti

Uma almofada em formato da flor Vitória Régia. Essa foi a proposta de Renan. "Pensei em mesclar faixas aromatizadas com essência de planta relaxante e recheio em espuma de alta densidade envolta por manta acrílica. Além disso, acrescentei "folhas", que unidas formam uma poltrona, declara o estudante. Renan optou pela Categoria Inovação por considerar o projeto um ótimo desafio. "Estou realmente muito feliz por ter conquistado essa colocação. Criar um produto e viabilizá-lo foi um grande desafio pra mim. Fiquei realmente muito emocionado com o Prêmio", admite o estudante.





3° LUGAR -Patrícia Muniz

Voltar às origens, ao seio materno, adaptar-se numa peça de múltiplos usos, repleta de estímulos táteis e visuais, assim é a obra de Patrícia. "O ninho é uma peça que pode ser muitas coisas e ajustar-se a inúmeras funcionalidades, mas acima de tudo ela pretende aconchegar, acolher no colo, resgatar para todos com o mesmo fim, desestressar", conta a estudante.

Para Patrícia, o Prêmio significa o reconhecimento de uma instituição séria e um passo para o sucesso profissional.


4°LUGAR-Rosangela Souza

A água é conhecida como um dos mais eficazes meios para a cura. A prática de escaldas os pés, é utilizada desde os tempos remotos, como meio de desetressar. A proposta é do tradicional balde de zinco que agora vem com uma nova roupagem. Um material moderno (corian) que imprimi sofisticação, requinte e praticidade.


"Procurei fazer algo simples, usual e ao mesmo tempo sofisticado. O Foot "ritual do bem-estar" é uma tentativa de incrementar objetos do dia-a-dia. Quanto a classificação, tenho certeza que me trará grandes recompensar na vida profissional e pessoal", afirma Rosângela.
 
 
5° LUGAR-Sílvia Helaehil

Rede ou esteira, para casais, composta de bolas de 20cm unidas uma a uma. "A rede é um objeto clássico. A primeira foi concebida em cipó pelos índios, caminhou pelas tramas, passou por fios de algodão, foi cama, transporte e até hoje decora as varandas. Acredito que a Inovação está em reinventar. Podemos fazer muito com o que temos em mãos o importante é saber como", afirma Silvia.
A rede de Silvia transforma-se facilmente em uma esteira, basta desprendê-la das hastes. "É um objeto criado para ser usual, versátil. Estou muito feliz por ser uma das classificadas. Sem dúvida é algo todos aqui ansiavam", declara a futura Designer de Interiores .





MENÇÃO HONROSA-Aline Jéssica Fernandes

Almofada inspirada na interessante relação simbólica do peixe-palhaço com a anêmona do mar. "Estou sem palavras para demonstrar o máximo de minha satisfação. Abriram uma exceção para homenagear meu trabalho. Um estudante pode querer algo mais? O Prêmio será, sem dúvida, uma ótima forma de começar minha carreira como profissional", afirma Aline.